O Trade Marketing tem três atividades específicas. A primeira delas – e mais importante – é a criação de relacionamento. O Trade precisa construir uma relação muito forte com o time de vendas e com o cliente.
Só conhecendo bem o cliente, entendendo suas dores é possível criar ações de sell-out para que ele ganhe muito dinheiro e ame vender o seu produto. O cliente precisa adorar vender o seu produto!
Então, é preciso criar relacionamentos com todos os clientes para que eles entendam que o Trade é um suporte no qual eles podem confiar.
A segunda atividade é a análise de dados. Quem atua com o Trade precisa ter pelo menos um pouco de noção de como lidar com dados para poder saber o que fazer com a informação.
Quem deseja ter uma carreira no Trade pode – caso deseje – fazer um curso para saber como ler dados e ter uma visão crítica sobre eles.
Por último, existem as ações fora do PDV. Quem atua com Trade faz um pouco o trabalho de RH e tem atividades relacionadas à comunicação, entre outras.
Então, o profissional de Trade Marketing precisa ser bom de relacionamento, entender de dados e saber se comunicar com a equipe. É uma profissão difícil, que exige bastante, mas é gratificante porque coloca em prática todas as estratégias da companhia.